Loading...
Dicas

Por que Profissionalizar sua Empresa Familiar

Por que profissionalizar sua empresa familiar

Profissionalizar sua empresa familiar

 

Estima-se que 90% das empresas constituídas no Brasil, são Empresas Familiares, historicamente conhecidas por transmitirem a administração de pai para filho.

Na nossa região, do norte do Mato Grosso, não é diferente. A maioria das empresas já constituídas são consideradas empresas familiares. Muitas vezes, falta profissionalização, ou seja, muitos casos, não há se quer, uma empresa constituída, mas sim, empresários que trabalham equiparados à pessoa jurídica.

O processo de planejamento sucessório pode ser considerado a fase mais sensível e complicada para a sobrevivência e sequência de uma empresa ou de um grupo familiar, visto que, poderão comprometer a continuidade do negócio.

Em alguns casos, a falta de profissionalização, planejamento administrativo e societário, somado ao despreparo dos herdeiros e à comoção da família durante o processo de sucessão, podem fomentar desgastes e atrapalhar o bom andamento dos negócios, que dependendo do resultado, poderá ser irreversível.

A constituição das chamadas Holdings Familiares pode ser uma alternativa para solução dos problemas recorrentes das empresas ou grupos familiares.

As Holdings são empresas que investem o seu próprio patrimônio em ações ou quotas de outras sociedades, podem ser constituídas por qualquer tipo societário regulado pelo Código Civil, e seu objeto social deverá expressamente mencionar participação no capital social de outras empresas.

A Holding Familiar poderá possibilitar, além de planejamento sucessório, também planejamento tributário e proteção patrimonial, tendo como retorno do capital sob a forma de distribuição de lucros e dividendos, além de vantagens no aproveitamento da legislação fiscal vigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *