Holding e Sucessão Familiar


Administrar Bens de Forma Correta


Mais importante do que criar patrimônio é saber administrá-lo e preservá-lo durante gerações. O planejamento sucessório é o processo pelo qual a família cria instrumentos e parâmetros que irão permitir a manutenção, de forma perene, governável e racional do patrimônio adquirido.

Por meio de um adequado planejamento sucessório uma família adquire total condição de garantir a manutenção coesa do seu patrimônio.

Sendo assim, com o intuito de assegurar tranquilidade e evitar transtornos diante de um processo sucessório, vale levar em consideração a criação de uma empresa holding.

Boneco com Ideia

A Importância de uma Holding


Holding é qualquer empresa criada com o intuito de controlar outras empresas ou um patrimônio. Ela não irá realizar qualquer tipo de operação, apenas irá gerenciar as empresas controladas.

A partir do momento que a Holding é constituída, torna-se mais fácil administrar, controlar e reunir todos os bens pertencentes a uma família ou de um grupo empresarial, possibilitando maior facilidade na realização do procedimento de sucessão para as futuras gerações.

Outro quesito que merece ser salientado é que, quando criada a empresa patrimonial, que recebe o patrimônio do grupo ou família, ou seja, a holding, este patrimônio que é a reunião dos bens, poderá ser dividido ainda em vida, pelos patriarcas, o que vem a ser a sucessão familiar, permitindo sanar possíveis conflitos entre os integrantes de cada família, resultando em uma situação confortável para todos.

Vale salientar também que há um benefício tributário quando uma Holding é formada. A sucessão por meio do processo de inventário é bem mais onerosa que a realizada em vida por meio de Holding.

A Aquarius oferece os seguintes serviços nesta área:

  • Holding icon lista Organização e estruturação de grupos familiares;
  • Holding icon lista Planejamento sucessório;
  • Holding icon lista Planejamento societário;
  • Holding icon lista Planejamento e organização patrimonial;
  • Holding icon lista Planejamento tributário;
  • Holding icon lista Formação e constituição de pessoa jurídica – Holding.
Mulher observando estratégia

O Planejamento Sucessório


Herança e sucessão é um assunto muitas vezes adiado dentro das famílias, por ser delicado e carregar um forte contexto emocional e pessoal. Porém, é de suma importância planejar o futuro, pensando na perpetuação e proteção do patrimônio.

Planejamento sucessório consiste em dar total segurança e atenção na continuidade do patrimônio familiar. Visa a criação de mecanismos familiares, societários e tributários para a perpetuação do patrimônio e do interesse do grupo familiar.

Em outras palavras, o interesse principal do planejamento sucessório é a manutenção da fonte de renda, por meio da passagem do controle de empresas, planejamento para prevenção de conflitos familiares e prevenção de eventual “quebra” do patrimônio.

Planejamento
Homem segurando relógio

A Hora Exata para Planejar

É de extrema importância que o processo de sucessão seja organizado e planejado a partir do momento que já existam herdeiros na família.


O ponto principal do planejamento sucessório é que não basta alguém se planejar para a própria ausência, é necessário que as pessoas que vão permanecer estejam de acordo com isso e saibam como conduzir esse planejamento.

O planejamento só vai ter êxito se refletir a vontade de quem planeja e se tiver a aceitação por parte dos futuros herdeiros.

Portanto, a Holding Patrimonial é uma das ferramentas mais eficazes para este processo, guiando as famílias para uma sucessão bem feita, organizada e justa.