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Liderança que inspira

A maioria de nós já ouviu ou leu algo que dizia que chefiar e liderar uma empresa, são coisas completamente diferentes. Mas qual a diferença entre esses dois perfis? O que os define?

O que antigamente era visto como algo positivo, um chefe que imputava as regras, sem relacionamento, trocas ou feedbacks, hoje em dia, já não é mais. O mercado de trabalho mudou, a maneira de gerenciar empresas mudou, e o modo de gerir pessoas, também.

A principal diferença entre eles, certamente, é o FOCO. O chefe, tem o foco nos processos da empresa. O resultado pelo resultado, custe o que custar, enxergando todas as pessoas como máquinas. Já o líder, entende que o foco principal deve ser as pessoas, uma vez que elas que colocam em prática estes processos e são a parte fundamental de qualquer negócio.

O chefe, é aquele que é centralizador e geralmente, o clima organizacional é tenso e com pressões excessivas. Quando o time conquista algo, tende a trazer o crédito para si mesmo, e quando o time fracassa, os culpa, se eximindo desta responsabilidade.

Mas, como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho mudou. Um perfil “chefe”, não é mais um perfil que sobreviva no mercado, mas sim, o líder. E aí, vem a principal característica de um líder: ele é inspirador.

Se antes, o chefe arrastava pela força, o líder arrasta pelo exemplo. Ele motiva as pessoas através das suas atitudes congruentes, inspira pela confiança. A base da sua liderança não está pautada no medo ou autoritarismo, mas, a sua maneira de condução demonstra autoridade e respeito.

O simples fato de estar aberto ao diálogo e ouvir opiniões, ainda que divergentes das suas, faz com que o clima organizacional seja completamente diferente.

Se você quer ser um líder que inspira sua equipe, leia as características que separamos abaixo:

Inspira confiança

Não é centralizador

Ele geralmente delega funções para a sua equipe e ensina a autorresponsabilidade através da autonomia que oferece. Entende que a equipe que funciona de uma forma mais autônoma, ainda que precise de ajustes constantes, vai desenvolver confiança e automaticamente, desenvolver um trabalhado diferenciado e com amor pela empresa.

Valoriza a opinião da equipe

Enquanto o chefe tem medo de parecer “bonzinho demais”, perguntando a opinião do seu time, o líder o valoriza. Ele se importa com o diálogo, discussões saudáveis e sabe que mudar de opinião não é sinal de fraqueza, mas de quem está disposto a mudar e aprender novas coisas. Ele tem uma habilidade primordial: sabe ouvir atentamente.

Forma novos líderes: Você já ouviu falar que o melhor líder é aquele que é inútil?

Exatamente! O líder inútil é aquele que preparou tão bem sua equipe, que esteja ele presencialmente na empresa ou não, as coisas continuam funcionando da mesma maneira. As pessoas não dependem 100% dele para fazer a coisa acontecer.

Isso não quer dizer que não seja importante. O principal trabalho que ele deve fazer é desenvolver as pessoas e apoiá-las, sendo fundamental para um melhor resultado.

E aí, está preparado para desenvolver estas habilidades e se tornar um líder inútil?