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Crescimento da empresa X Inchaço: Como superar este conflito?

O crescimento da empresa precisa ser a meta principal do empreendedor que deseja sucesso. Muitos empresários estão cientes disso, mas não sabem como pôr em prática, ações que conduzam a este resultado positivo.

São muitos os aspectos a analisar em um negócio, independente de qual seja. E nem sempre a equipe diretiva está completamente preparada para estes entraves da gestão.

Uma empresa passa por muitas dificuldades. E quase sempre se vê diante de conflitos bastante complexos. Um destes é o caso do inchaço. Este pode desencadear uma série de impactos que vão gradativamente minando o bem-estar do negócio.

Mas, que fatos levam a inchaços que impactam a estrutura de uma empresa ? Em que setores isto ocorre com mais frequência? Será um caminho inevitável para quem deseja crescer?   

Estas são questões complicadas, que povoam os pensamentos de muitos empresários e gerentes. Achar uma solução nem sempre é muito fácil.

E o pior de tudo isso, é que ocorre, muitas vezes, a ilusão de que o inchaço é sinal de crescimento da empresa. Saiba, porém que são fatores incompatíveis. Nenhum negócio chega ao topo tendo que lidar com segmentos inflados. Setores de um estabelecimento nestas condições, podem causar desequilíbrio e decadência.

Aqui conversamos sobre tudo isso. Entenda o que significa inchaço da empresa e veja como isso entrava a melhora da instituição.

Crescimento da empresa versus inchaço: Eis a grande questão!

Uma empresa em escalada, que aponta para o alto, naturalmente precisa aumentar seus setores .

Qualquer expansão em uma empresa acarreta aumento de produção. Para produzir mais é preciso mais matéria-prima e mais funcionários. No entanto, é preciso ter cuidado, pois nem sempre investir em maior compra de insumos e inchar os setores com mais funcionários, indica crescimento.

Algumas situações como estas podem levar ao inchaço da empresa. Você sabe como isso acontece?

Onde há inchaço não há crescimento, apesar de parecer que está ocorrendo desenvolvimento. Podemos analisar um exemplo de inchaço:

“Uma fábrica de papéis, considerando um possível crescimento, resolveu adquirir veículos de carga para transportar seus produtos. Acreditando no sucesso, fizeram um financiamento de longo período e de altas parcelas.

Porém, não analisaram o fato de que estas parcelas mensais afetariam grandemente o lucro da empresa. Também não pensaram no gasto a mais, que teriam na contratação de motoristas. O aumento do quadro de funcionários acarretou outros custos. Por exemplo, o aumento de folha de pagamento e maiores responsabilidades trabalhistas.

Mais problemas surgiram, pois, foi necessário contratar mecânicos e adquirir pneus e peças para manutenção e reparo dos carros. Sem falar no custo com o combustível e outras dificuldades.”

Neste caso, vemos com clareza como ocorreu o inchaço nos vários setores desta empresa. Os gastos que tiveram que assumir, superaram em muito o custo de contratação de fretes para transporte da carga.

Este tipo de situação é muito comum em empreendimentos que são feitos à revelia, sem planejamento e desconsiderando o financeiro.

Que ações levam a situações de inchaço da empresa.

Agora já deu para entender o quanto o inchaço da empresa pode ser prejudicial, não é?  Porém, isto pode estar ocorrendo aos poucos sem que se perceba. Antes de ver tudo perdido, compreenda os indícios do problema. Analise as situações que podem provocar grande prejuízo.

  • Aumentar a equipe sem real necessidade e superestimar a capacidade financeira da empresa.

Alguns exemplos de insucesso, estão nítidos em investimentos mal planejados. Não há como ter retorno positivo quando se aposta na contratação de mais funcionários para a equipe, sem analisar o impacto que isso causa na folha de pagamento.

Não adianta achar que conseguirá pagar, se não houver condição para isto.

  • Alto investimento em marketing sem retorno

Uma situação complexa é enfrentada por aqueles que apostam no marketing sem considerar se o custo está compensando .

Será que seu site nas primeiras posições do Google, suas redes sociais e Blog estão conseguindo fidelizar mais clientes? Ter um bom volume de visitas ou seguidores nem sempre leva a aumentar suas vendas. E isso é um ponto a se pensar.

E não se esqueça que a abertura de uma filial implica em gastos que vão demorar um tempo para apresentar retorno.

  • O estoque de materiais, equipamentos e insumos excedem a quantidade necessária ao processo de produção.

É claro que não pode faltar material para a produção, não é? Mas, por que exagerar. É preciso um equilíbrio entre o uso e o armazenamento.

Tudo isto pode causar inchaço da empresa. Estes e mais alguns aspectos podem servir como trampolim para muitos problemas.

Que estratégias usar para evitar o onchaço da Empresa

E tudo isso pode ser evitado. Um empreendimento em ascendência precisa sim, de muito investimento, porém alguns pontos precisam ser considerados:

Antes de investir verifique e estude todos os ângulos da questão. Reflita sobre o que pode dar errado e considere qual o percentual de acerto no negócio.  

Leve em conta tudo que terá que adquirir. Não se esqueça que uma coisa leva à outra. Se quiser comprar novo equipamento, mais moderno, que ótimo!

Mas,  talvez tenha que pagar por um profissional especializado e gastar em capacitações para os empregados.

Estude a receita, as despesas e lucros atuais da companhia e veja se há capital suficiente para investir sem prejudicar o bom andamento da empresa.

Para crescer é preciso aumentar a visibilidade da marca. E  aí está um ótimo motivo para apostar na Web, mas vá devagar no investimento do marketing e analise sempre as métricas.

Observe se há retorno realmente positivo ou se sua empresa continua na neutralidade, apesar dos valores gastos.  

  • Não contrate funcionários novos aleatoriamente. Verifique o financeiro da firma, mensure a capacidade de assumir novos salários ou não. Só contrate o que for realmente necessário.
  • Cuide do estoque de matéria-prima. O que está sendo armazenado corresponde ao que é necessário?
  • Eu sei que seu sonho é abrir uma filial, não é? Mas, aguarde a melhor oportunidade. Ponha tudo na balança antes de seguir com a ideia. Analise os prós e contras.

Estes são apenas alguns cuidados que um gestor precisa ter para evitar o inchaçoeacelerar o crescimento da empresa. Mas, existem algumas estratégias que podem fazer parte de seu plano de progredir sem inflar os setores. Dá uma olhada em algumas sugestões que ajudam a crescer:

Crescimento da empresa – Veja algumas dicas.

  • Planeje seu crescimento

A atitude mais acertada a tomar é fazer um  planejamento. Este plano deve começar no que você já fez. Isso mesmo!  Quer dizer que é preciso analisar um pouco do histórico já vivenciado. A partir deste reflita sobre o que deu certo ou não. Pense nos erros e em como conseguiu superá-los, foque nos acertos.

  • Observe as tendências do mercado

Um aspecto importante é a análise das mudanças ocorridas no mercado e que tendências se apresentam para um futuro próximo.

Estas tendências irão te mostrar quem são os novos consumidores que você poderá captar. Quais os interesses para o tempo presente e futuro. E que mudanças ocorreram no modo de consumir.

Todo empreendedor precisa estar atento às novas tendências que surgem em seu ramo de negócios.

Quem não fica de olho aberto na mudança de conduta do consumidor e não aposta em novas tecnologias, não cresce. Perde possíveis oportunidades, que surgem a toda hora, acaba estagnado.

Uma empreendedor que não se adapta às novas preferências do consumidor e que não busca pelo novo, dificilmente terá futuro.

  • Qual é seu objetivo final?

As metas precisam existir. São elas que vão direcionar suas ações. Mas, para que cumpram esta função, elas precisam ter  clareza e objetividade . Além disso, precisam estar dentro do campo do alcançável. Não adianta traçar metas que não conseguirá atingir.

  • Um aspecto relevante é a avaliação a cada passo de seu plano de ação

Qualquer um que vai percorrer um trajeto, ainda desconhecido, sabe que precisará ir e voltar, avançar e retroceder. Portanto, faça um plano de ações dinâmico, que te permita alterações quando estas se revelarem essenciais.

  • Não perca de vista a concorrência

Onde estão seus concorrentes e o que eles fazem é assunto da sua conta sim. A  competitividade é o impulso que faz as empresas caminharem a passos de gigante.

Uns aprendem com os outros. Os erros de uns servem de suporte para outros. Isto é algo muito natural no mercado. Todos estão juntos, porque o objetivo final é o mesmo, mas, ao mesmo tempo, cada um busca sua própria direção.

E quem não quer chegar em primeiro? Todos querem o topo. Portanto, analise seus concorrentes, observe suas condutas. Faça parcerias. Aprenda com os que caminham a seu lado.  

  • Sua equipe é eficiente?

Mesmo um time que dá conta do recado precisa treinar, não é? Portanto, não deixe ninguém achar que já sabe o bastante. Aposte em novos aprendizados para seu time de funcionários. Estimule sua equipe a novos desafios. Faça-os olhar para adiante e vislumbrar tudo que podem alcançar.

Investir na equipe é também forma de crescer. O grupo que atua com satisfação e produtividade eleva a qualidade da produção. Portanto, aposte em seus profissionais.

Promova capacitações e ofereça incentivos. Valorize seus funcionários e sempre dê feedback quanto ao cumprimento de suas tarefas. 

  • Faça a diferença

Busque modos de atrair os consumidores pelo diferencial. Ofereça o que outros do mesmo ramo não ofertam. Para isto, escute a voz de seu público. Entenda quais suas necessidades e satisfaça-o.

Pense : – O que pode facilitar a vida de meu cliente? Posso diversificar meus produtos para atingir um público maior?

Muitas vezes, um detalhe simples cativa o consumidor e o fideliza. Pode ser um gesto amável por parte da gerência que oferece um pequeno brinde aos clientes.

Pode ser pela entrega delivery de seus produtos, ou até pela variedade de cores, tamanho ou tipo que só sua marca oferece. Procure conhecer seu consumidor para oferecer-lhe o que mais agrada.

Como você vê, muito depende do plano de crescimento que você traçar. Somente boas estratégias podem definir a expansão de seu negócio sem inchaço dos segmentos.  E com um assertivo planejamento você conseguirá ampliar sua linha de produção, oferecer mais diversidade, com qualidade e abrir filiais

Inchaço da empresa:  Será um caminho inevitável para quem deseja crescer?  

Crescimento da empresa X Inchaço são um impasse que muitos empresários não conseguem resolver. No entanto, deixar-se levar por um, para tentar alcançar o outro é uma armadilha da qual é difícil escapar.

O dilema acontece porque todos sabem o quanto o crescimento de uma empresa depende de aumentar a linha de produção, inaugurar novas filiais, oferecer novidades na marca, etc. 

Mas, tudo isso gera inchaço que impacta o desenvolvimento. No entanto, observe que te apresentamos muitos caminhos que não cruzam com este impacto. Para isso, mudanças e metas precisam estar muito bem administradas. A organização e o planejamento são as trilhas que levam ao crescimento sem inchaço.

O crescimento da empresa se torna realidade quando por trás de cada atitude há um planejamento estratégico. Se você é um empresário ou gestor e identifica sinais de inchaço na instituição, comece agora mesmo a reverter a situação. Promova o crescimento de sua empresa.