Liderança Eficaz são duas palavras para um mesmo anseio, sabia? Você tem dúvidas disto? Saiba, então, que a liderança só acontece de verdade onde impera a eficácia, o exemplo e a paixão.
Em que pilares se sustenta a capacidade de liderar? Sobre que ombros se apoia esta virtude? Resistiria sobre uma estrutura franzina?
Talvez você já tenha respostas para estas perguntas, mas pode ser que esteja, ainda, em busca delas. E é nesta busca que nos encontramos.
Existem muitas respostas prontas, mas talvez nenhuma delas possa dar testemunho mais positivo do que a história vivida por um verdadeiro líder.
E isso ocorre, porque outros que também buscaram respostas e já encontraram, podem nos apontar um caminho. Um exemplo está na história de Maritza. Quer conhecê-la?
– Liderança Eficaz: Uma história e muitos desafios
Pobre, negra, franzina, mas destemida, Maritza vivia embalada por uma meta, lutar e crescer. Estudou em cursos noturnos e formou-se em universidade EAD. Não podia frequentar escola diariamente, precisava sobreviver.
Aos poucos tornou-se Professora. Você acha que ela parou aí? Ainda não. Fez mestrado e doutorado, mesmo vivendo, ainda, à sombra da pobreza.
Formada, fez do ensinar e do guiar jovens o seu consolo. Até que certo dia, lhe ofereceram um cargo de Diretora Escolar.
Era uma escola particular. No entanto, estava falida. Professores mal pagos, alunos desmotivados e muitas dívidas. Era uma empresa entregando os pontos, quase no caos.
Maritza encontrou de tudo. Rejeição, desorganização e desestímulo de funcionários e alunos. Havia os que não a aceitavam. Não acreditavam em sua capacidade.
Nossa heroína viu que só havia um jeito. Arregaçar as mangas e trabalhar com firmeza. Reuniu comunidade escolar e chamou-os de parceiros de luta. Deu voz aos alunos, para descobrir seus anseios e problemas.
Deu vez aos professores e sabia ouvi-los, não como funcionários de uma empresa, mas como colaboradores e participantes de um objetivo, que tornou-se meta única. Reduziu salários e convidou-os para reconquistarem uma posição no topo.
Ela precisava pagar dívidas. Precisava fazer muito mais, com muito menos, mas garantiu-lhes que seria por pouco tempo, se lutassem juntos. Alguns se demitiram. Mas, quem ficou empenhou-se como nunca.
Nossa Diretora, chegava antes de todos e era a última a sair. Não dava tréguas ao incentivo. Visitou lares, socorreu alunos que se perdiam, trouxe muitos de volta e reverteu a evasão escolar. A escola novamente se enchia de novos e antigos sorrisos.
Aos poucos se reergueram. Maritza era o exemplo de todos. Franzina e pequena, sustentou sobre os ombros a incredulidade e a desesperança. Encarou-as com destemor, disciplina , ordem, força e paixão.
Hoje, esta escola é uma das mais bem sucedidas da cidade. Maritza é a conselheira para todos os momentos. Ganhou a admiração e o respeito de todos. Será que podemos chamá-la de LIDER?
– O que é Liderança, afinal?
A habilidade de condução de pessoas para o alcance de um objetivo almejado é conceito de liderança. No entanto, pensar somente desta forma e conformar-se com esta definição, está aquém do significado desta palavra.
Estamos falando de um conceito muito mais amplo. Queremos citar a liderança eficaz. E esta envolve conduzir indivíduos, não só na direção dos objetivos, mas para torná-los um time. Com objetivos iguais, onde a luta por crescimento envolve a todos.
Neste contexto, liderança vai além de orientar equipes. Torna-se a capacidade de inspirar e mobilizar para um bem único. Você deve conhecer outras formas de definir liderança, não é?
Deve fazer parte de um grupo. Trabalhar em alguma empresa. E pode ser um dos liderados. Quem sabe você já é um líder?
Seja qual for sua posição, você pertence a uma equipe. Faz parte de um time. E por isso, precisa estar por dentro de outros aspectos que definem liderar.
Sendo assim, pode-se dizer que esta habilidade também envolve muito mais. Veja, abaixo, o que um líder precisa ser.
– Quais as características de uma liderança eficaz? Como um líder ter que ser?
Algumas características marcam presença em uma liderança eficaz. Elas são facilmente reconhecidas quando postas em prática. São, na verdade, a fórmula do sucesso. Você concordará conosco ao tomar conhecimento delas.
Expressam muito mais do que simples características, pois definem virtudes que se tornam base para uma gestão de excelência. São tão reconhecidas que acabaram se transformando em princípios. Veja alguns deles:
A liderança eficaz é sustentada por:
- Sentido de integridade.
Fator primordial em um gerenciamento de sucesso;
- Determinação de valores.
Estes passam a ser suporte-chave para todo o trabalho. Saiba que sem valores claramente estabelecidos, não se chega a lugar algum.
Todos, sem exceção, desde o mais simples funcionário até o cargo mais elevado, têm que conhecer a essência e a missão da empresa. E, assim, uma mesma linguagem permeará as condutas.
- Gestão com compartilhamento de conhecimentos;
Muitos gestores têm dificuldade em ensinar o que sabem. Eles guardam o popular “pulo do gato”, ou “uma carta na manga”. Ou seja, nunca entregam todo o conhecimento que possuem.
Mal sabem o quanto a troca de saberes é produtiva. Não imaginam que é o compartilhar que faz crescer.
- Responsabilidade
Onde cada qual tem sua função e responde por ela, para benefício de todos;
- Gerenciamento de metas;
Entenda, caro amigo, que liderança de sucesso é aquela que possibilita atingir objetivos comuns, que trazem a harmonia perfeita entre empresa, líderes e liderados.
- Confiança
É o que faz os liderados vencerem obstáculos e trabalharem com empenho e segurança.
Como um Líder tem que ser?
Aposto que enquanto você está refletindo sobre tudo isso, uma questão incomoda sua mente. Você quer saber, por fim, como um líder tem que ser.
Terá que chegar pronto, como em um pacote, portando todas estas características? Terá que carregar todas estas virtudes, como se fosse um fardo imposto por seu cargo?
Ou poderá ir tateando, esforçando-se e tentando melhorar a cada dia? Não é errando que se acerta?
Chegamos a conclusão de que não existem líderes prontos. Eles aprendem a ser. Erram e acertam como qualquer ser humano. O diferente é que “fazem a diferença”. Destacam-se, não pelo cargo, mas por sua humildade, carisma e resiliência.
E saiba que muita coisa que falta em muitos chefes de setor, sobra nos líderes de verdade. Você duvida disto? Então, analise com a gente, algumas particularidades de um líder:
- Um líder precisa ser um caça-talentos.
Necessita descobrir o que cada um tem de melhor. Precisa enxergar além do que os olhos podem ver. É capaz de perceber o potencial de cada membro da equipe.
Neste sentido, as aptidões devem ser exploradas e incentivadas. Os pontos fracos devem ser trabalhados constantemente.
- Liderar também é estimular o estudo como condição para o crescimento;
- É incentivar ao trabalho colaborativo;
- É saber unir e harmonizar;
- Liderar quer dizer ouvir, para construir mais dentro do coletivo;
- É estar aberto para as sugestões e críticas;
- A liderança impõe ser exemplo e referência positiva;
- Deve saber delegar;
- Um gestor de qualidade ajuda a equipe a alcançar metas.
- Deve trabalhar com feedback. Os positivos estimulam a excelência, os feeds negativos apontam modos de corrigir.
- Um grande líder nunca deixa um esforço sem recompensa. Incentiva, elogia e agradece sempre
Como você pode ver, é preciso ser mais que chefe, para liderar. Não basta mandar e ser obedecido, vai muito mais além. É ser capaz de desenvolver aptidão para fazer tudo girar em torno de um mesmo sonho
É algo que vem de dentro. Há quem diga que a liderança eficaz vive no interior de cada um. Mas, é preciso aperfeiçoá-la para que floresça. Nasce no querer. E a partir daí, o resto se aprende.
Liderança em minha vida
Para que serve a liderança? Posso usá-la em minha vida, mesmo sem gerenciar uma empresa? Eu sou capaz de liderar?
Depois do que já conversamos, esta é a pergunta que deve estar rondando seus pensamentos, não é? Porém somente você mesmo pode responder.
Podemos te dizer que não há nenhuma força externa capaz de produzir líderes em série. Existem sim, meios de aperfeiçoá-los.
Talvez não saiba, mas a liderança pode sim, estar em sua vida. E há muitas maneiras de direcionar isto.
Esta é uma competência que pode ser aprendida. Pode, por exemplo, te servir profissionalmente. Quem sabe, se não há preso em você, um líder nato, ansioso para sair e vencer?
Analise-se a fundo. Procure conhecer-se mais. Descubra seus objetivos e persista. Se você quer, você pode!
Mesmo sem gerenciar uma empresa, sou capaz de liderar?
Compreenda que esta é uma aptidão de gerenciamento. É muito útil na vida. Todos nós nos valemos da habilidade de liderar, pois administramos nosso destino. Para isto usamos a autoliderança.
Veja, então, que mesmo sem se dar conta, você lidera. Você é dono de sua história. Para entender, basta refletir sobre quem decide seus caminhos. Quem soluciona seus problemas? Quem te conduz ao sucesso ou ao fracasso?
E nem pense em argumentar dizendo que não há liderados. Você é líder de seus pensamentos e de seu cotidiano. É quem gerencia suas metas e luta contra o pessimismo e contra os problemas.
Só você pode se motivar e ser protagonista de sua história. A motivação é intrínseca. Ninguém assumirá isso por você.
Trata-se de autoliderança. Significa ser administrador de seus dias. Quer dizer que estará usando a liderança em sua vida, mesmo sem gerenciar uma empresa.
Mesmo porque, não se trata apenas de administrar pessoas em empresas. Liderar é poder decidir o próprio caminho. É deixar fluir o melhor de si mesmo.
É conseguir fazer boas escolhas e assumir plena responsabilidade sobre elas, haja o que houver.
É bom que você saiba que nenhum líder se faz sem saber, primeiro, administrar a si mesmo. A autoliderança é uma condição, um pré-requisito, para a liderança de outros.
Todos sabem que é assim. Quem não tem uma direção, não consegue conduzir os outros. Quem não sabe para onde ir, não tem como apontar caminhos.
Então, se sua rotina está desorganizada e confusa, e se seus objetivos estão sem rumo certo, comece agora a autoliderar-se. Pratique a liderança eficaz em sua vida.
Liderança Eficaz: Muitos exemplos
Entender o que é ser líder torna-se fácil quando nos remetemos aos muitos exemplos que temos pelo mundo. Homens e mulheres que deixaram e ainda deixam sua marca e nos presenteiam com seu exemplo. Eles nos ajudam a avançar.
Com certeza, você já ouviu falar de muitos. Eles estão entre nós. Nos acompanham nas mensagens, nos livros, nas citações, nos filmes. E com os ensinamentos de suas vidas nos mostram como conduzir as nossas.
São gigantes da liderança, que vale à pena imitarmos. Quem não gostaria de seguir as dicas de pessoas como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Walt Disney e muitos outros.
Também há os fictícios. Nem por isso, deixam de ser relevantes. Com estes, também aprendemos a ser fiéis, lutadores e resistentes. São personagens que viraram lenda, imortalizados pelo cinema.
Todos eles nos fascinam com sua determinação, sua força e o imenso aprendizado que nos legaram. São um dos melhores incentivos para não desistirmos nunca. Que tal curtimos juntos, um pouco do que ocorreu em suas histórias? Você vem?
Conheça um pouco sobre grandes líderes
- Martin Luther King Jr. Ícone da resistência negra americana
Mobilizava, com seus discursos, os negros americanos. Incentivador da luta pelo direito de igualdade dos negros. Com determinação lutou contra a segregação de raças, contra as agressões e preconceito e pelos direitos civis dos negros nos EUA.
- Madre Teresa de Calcutá
Missionária católica que lutava em prol dos pobres e enfermos. Esta simples líder religiosa chegou a discursar na ONU, surpreendendo a todos com sua grande sabedoria.
Ela nos ensina com sua paciência, resiliência e determinação que é possível eliminar a fome e a miséria.
- Nelson Mandela
Líder africano, que manifestou-se contra o Apartheid. Tornou-se, depois de muito sofrimento, o primeiro presidente negro da África do Sul. Ao chegar no poder, Mandela, surpreendeu o mundo, com sua humildade, sabedoria e capacidade de harmonizar. Com seu espírito de liderança conseguiu diminuir a rivalidade entre negros e brancos.
- Barack Obama
Importante líder da atualidade. Governou os Estados Unidos, conduzindo estrategicamente grandes tensões da época. É exemplo e inspiração para muitos administradores, governantes e pessoas em geral.
- Malala Yousafzai
Ativista paquistanesa que clama pelo direito à educação, das mulheres de sua terra. Por sua ousadia , coragem e por sua luta, foi premiada em 2017 com o Prêmio Nobel da Paz.
Quer mais exemplos? Que tal dois cidadãos do Brasil?
- Tiradentes
Liderou a manifestação chamada Inconfidência Mineira , pela Independência do Brasil. Teria conseguido se não tivesse sido traído. Símbolo de coragem, defensor da liberdade. Enquanto vivo, mobilizava a muitos. Morreu pela causa que defendia.
- Princesa Isabel
Princesa Regente do Brasil, em um período da escravidão. Exemplo de ousadia e determinação. Sua grande capacidade de decisão fez com que assinasse a Lei Áurea, mesmo sem o apoio da sociedade da época.
E o cinema? O que nos traz?
Quer se inspirar e aprender estratégias de grandes líderes cinematográficos? Hollywood ajuda. Veja alguns títulos de sucesso, em cujos roteiros está enfatizada a liderança eficaz:
- 300- Conta a história da batalha entre as pólis e os persas. (Termópilas)
Nos revela dois tipos de líder. O ético e o mal líder. A verdadeira liderança é retratada pelo protagonista, que interage completamente com os seus guerreiros, incentivando-os e lutando com eles lado a lado.
- Coração Valente
William Wallace, o herói escocês que perde toda a família. Depois da tragédia lidera o povo escocês na luta pela liberdade. Além dos incentivos e aprendizados, o filme marcou a sociedade pelas belas e profundas mensagens.
São poucos os que não conhecem o famoso discurso que Sir William fez para incentivar seus guerreiros:
“Lutem, e pode ser que morram. Corram, e vocês vão viver, pelo menos por um tempo. E morrendo em suas camas, daqui a muitos anos, vão querer trocar todos esses dias que tiveram, por uma chance, só uma chance, de voltar aqui e dizer aos seus inimigos que eles podem tirar nossas vidas, mas não podem tirar nossa liberdade”.( Coração Valente- 1995- Mel Gibson).
Liderança eficaz é maneira de levar inspiração e confiança a uma equipe. É conduzir para o sucesso. Entre os pilares que a sustentam estão a capacidade de decisão, a coragem e a resiliência. Não podemos deixar de citar a humildade, virtude master de um líder eficaz.
Se você ainda não descobriu em si mesmo a habilidade de liderar, experimente agora. Olhe-se interiormente, investigue seus anseios e sentimentos e apronte-se para começar. Dê sentido à sua vida, seja você também um líder. E se, de alguma forma, este artigo te ajudou, compartilhe.