Mais importante do que criar patrimônio é saber administrá-lo e preservá-lo durante gerações. O planejamento sucessório é o processo pelo qual a família cria instrumentos e parâmetros que irão permitir a manutenção, de forma perene, governável e racional do patrimônio adquirido.
Por meio de um adequado planejamento sucessório uma família adquire total condição de garantir a manutenção coesa do seu patrimônio.
Sendo assim, com o intuito de assegurar tranquilidade e evitar transtornos diante de um processo sucessório, vale levar em consideração a criação de uma empresa holding familiar/patrimonial.
Holding é uma empresa criada com o intuito de controlar outras empresas ou um patrimônio e com ela temos a possibilidade de realizar um planejamento sucessório e um planejamento tributário
A partir do momento que a Holding é constituída, torna-se mais fácil administrar, controlar e reunir todos os bens pertencentes a uma família ou de um grupo empresarial, possibilitando maior facilidade na realização do procedimento de sucessão para as futuras gerações.
Outro quesito que merece ser salientado é que, quando criada a empresa patrimonial, que recebe o patrimônio do grupo ou família, ou seja, a holding, este patrimônio que é a reunião dos bens, poderá ser dividido ainda em vida, pelos patriarcas, o que vem a ser a sucessão familiar, permitindo sanar possíveis conflitos entre os integrantes de cada família, resultando em uma situação confortável para todos.
Vale salientar também que há um benefício tributário quando uma Holding é formada. A sucessão por meio do processo de inventário é bem mais onerosa que a realizada em vida por meio de Holding.